A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, por 53 votos a 10, a proposta que isenta veículos leves movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos (combustão e elétrico) do pagamento do IPVA.
O benefício começa a valer entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2026.
Para garantir a isenção, os veículos híbridos devem ter o motor a combustão abastecido somente com etanol ou ter a tecnologia flex. A medida é limitada a modelos de até R$ 250 mil.
Após os dois anos, a alíquota do IPVA será aumentada gradativamente, partindo de 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e chegando em 4% a partir de 2030.
O projeto também isenta do imposto ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, inclusive biometano, de janeiro de 2025 a dezembro de 2029.
A proposta foi encaminhada pelo Governo do Estado, então não deve haver dificuldade para ser sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Um carro híbrido é um veículo que possui dois motores, um a combustão e outro elétrico, que podem alternar ou funcionar em conjunto. A palavra “híbrido” refere-se à combinação de dois ou mais tipos de energia em um único produto