A Prefeitura de Campinas anunciou, nesta segunda-feira, que a plataforma Waze vai passar a informar pontos críticos de alagamentos na cidade. As informações serão passadas pela Emdec à plataforma.
Segundo a administração, a medida é preventiva e vai ocorrer mesmo se a via não precisar ser bloqueada posteriormente. O objetivo é evitar que os motoristas acessem as vias que têm risco de alagamento.
De início, serão inseridos 11 pontos críticos de alagamento, como alerta preventivo. Em uma segunda fase, os alertas serão inseridos em tempo real pelos agentes que estiverem nas ruas e também aqueles que fazem o videomonitoramento das vias e pontos críticos para alagamentos.
A prefeitura informou que a cidade tem convênio com o aplicativo de trânsito, por meio da Defesa Civil do Estado e da Emdec. Pela Emdec, a parceria com o Waze teve início em junho de 2023.
Desde então, a Emdec vem inserindo alertas aos motoristas que utilizam a ferramenta, com informações relevantes ao tráfego, como bloqueios viários ocasionados por obras e eventos programados, por ocorrências extraordinárias ou por sinistros de trânsito.