A partir desta segunda-feira (2) os motoristas que estacionarem na região central de Jaguariúna terão que pagar a zona azul. O sistema rotativo funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O tempo máximo de permanência permitido será de duas horas, com cobrança de R$ 2,50 por hora.
O comerciante Anderson Ribeiro explica que está com medo da medida distanciar os clientes do centro da cidade. Ela ainda conta que buscou uma alternativa para estacionar o carro durante o trabalho. Ele para o carro em uma rua distante, que não faz parte da medida e caminha até o comércio.
Por outro lado, o comerciante Alberto Broglio acredita que o sistema vai facilitar a rotatividade de pessoas na cidade.
A medida permite o fracionamento do tempo de permanência em blocos de 30 minutos. O sistema conta com vagas exclusivas para pessoas com deficiência e espectro autista, com a isenção da tarifa por duas horas. Já os idosos terão isenção de uma hora, mediante apresentação de credencial no para-brisas do carro.
Nas ruas que participam do sistema, os motoristas encontram placas com orientações sobre o pagamento da tarifa. Alguns comerciantes estão trabalhando com ponto de venda, como é o caso da Elaine Souza.
De acordo com o sistema, as motos não participam do programa de tarifa, mas devem estar estacionadas em locais determinados. Os motociclistas que estacionarem em vagas destinadas aos automóveis serão autuados. A fiscalização ocorre através de vídeo monitoramento.
Ao todo, 13 ruas da região central da cidade estão participando do sistema rotativo. Se a fiscalização encontrar um veículo sem o pagamento do estacionamento rotativo, as autoridades serão acionadas para uma autuação prevista no Código de Trânsito, no valor de R$195,00 e cinco pontos na carteira de habilitação.
O pagamento da zona azul pode ser feito através do aplicativo ‘Vaga Legal’, QR Code que estão nas placas de sinalização, paquímetros e pontos de venda.
Confira as ruas demarcadas
- Rua Alfredo Bueno
- Rua Alfredo Engler
- Rua Cândido Bueno
- Rua Carlos Turato
- Rua Cel. Amâncio Bueno
- Travessa Dona Emerlinda
- Rua José Alves Guedes
- Rua Júlia Bueno
- Rua Lauro de Carvalho
- Rua Silvia Bueno
- Praça Umbelina Bueno
- Rua Júlio Frank
- Rua Egas Bueno