Americana implanta “call center” e derruba faltas em consultas médicas 

Foto: Amauri de Souza

O número de pacientes faltosos em consultas médicas no SUS (Sistema Único de Saúde) tem caído nos últimos anos depois de a Prefeitura de Americana implantar um “call center”, onde servidores públicos ligam e confirmam o dia, horário e local, além de passarem o nome do médico que fará o atendimento. Além das consultas, o serviço também realiza o agendamento de exames e cirurgias eletivas. 

Segundo informações da administração, em 2021, último ano sem o funcionamento do sistema, o índice de falta era de 40%. Já no primeiro ano de implantação, as ausências caíram para 28%. Em 2023 houve mais uma vez a redução do índice para 23%. Já no ano passado, o índice de falta caiu para 21%, ou seja, de cada 10 consultas agendadas, apenas dois não compareceram.   

Para se ter uma ideia, com a queda no número de faltas, em 2023, a Secretaria de Saúde efetivou 57.471 consultas, enquanto em 2024, até o mês de novembro, já tinham sido realizadas 59.253 consultas em diversas especialidades. 

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