Ouça a reportagem
Um levantamento da Associação Comercial de Campinas (ACIC) revela que, em 2024, a cidade registrou 254 mil casos de endividamento, um aumento em relação aos 247 mil registrados no ano anterior. Os bancos e os cartões de crédito são as principais causas da inadimplência, representando 29% dos endividados.
Na sequência, as dívidas feitas através de contas essenciais, como água, luz e gás representam 23%. Em seguida, outras instituições financeiras são responsáveis por 19,5% da inadimplência e as lojas de varejo 16,9%.
Aline da Silva está desempregada e acumula dez mil reais em dívidas. O débito começou com algumas contas básicas, como água, luz e condomínio.
O caso da Aline não é único na cidade. Os moradores estão tendo dificuldades de manter todas as contas básicas em dia.
O planejador financeiro Silvio Faria explica que a inflação dificulta a situação financeira. Silvio conta que o planejamento é uma das soluções para evitar as dívidas. Ele ainda fala sobre as expectativas no cenário econômico.
O desemprego é a maior causa do endividamento na cidade, representando 40% das ocorrências. Outro motivo que afeta as contas é a queda na renda, com 25% dos casos. Por último, o descontrole nos gastos é responsável por 19% dos endividamentos.
Inadimplentes
- 2023 – 247.220
- 2024 – 254.262
Com informações de Isabella Dotta/EPTV Campinas*