O Bosque dos Jequitibás, localizado na Rua Coronel Quirino, em Campinas, reabriu ao público na tarde desta sexta-feira (3), após a retirada de árvores e galhos. Eles caíram na pista de caminhada do parque durante as fortes chuvas, da tarde da última quinta-feira (2).
O trabalho de limpeza e remoção foi feito por equipes do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria de Serviços Públicos. Após o serviço, o local foi reaberto ao meio dia.
Vários moradores foram até o parque nas primeiras horas do dia e encontraram os portões fechados. Mas alguns desses frequentadores se adaptaram e fizeram corrida e caminhada em volta do parque.
De acordo com a Defesa Civil, ao todo, Campinas teve 16 incidentes após as chuvas, acompanhadas de ventos fortes, como quedas de árvores e de energia, além de pontos de alagamento. No início da noite, o órgão informou que não registrou mais ocorrências relacionadas a chuva.
O coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado, destacou as principais áreas afetas e que continuam em monitoramento.
Foram ao todo 11 quedas de árvores e cinco de galhos. Não houve registros de feridos. O departamento acrescentou que as expectativas para os próximos dias é de que as chuvas continuem, assim como os trabalhos de monitoria.
Os demais parques da cidade não precisaram ser fechados. Isso porque o acumulado de chuva não chegou a 80 milímetros no período, índice usado para considerar a interdição dos parques ou não.