Campinas registra 328 casos de hanseníase em 10 anos e reforça conscientização no Janeiro Roxo

reprodução

Campinas contabilizou 328 casos de hanseníase entre 2014 e 2024, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A doença, que tem uma média de 30 casos anuais na cidade, apresentou queda significativa em 2024, com redução de 43,5% em relação aos anos anteriores. 

Embora as mortes por hanseníase sejam raras, a doença pode causar graves incapacidades físicas se não tratada, afetando pele e nervos periféricos. A enfermeira Christiane Ambrósio do Nascimento, responsável pela vigilância de doenças crônicas transmissíveis na Secretaria de Saúde, explica a importância de identificar precocemente os sintomas e buscar tratamento imediato. 

A campanha Janeiro Roxo busca alertar a população sobre os sintomas e as formas de transmissão da hanseníase. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre pela eliminação de uma bactéria através de espirros, tosse ou fala. No entanto, é necessário um contato próximo e prolongado com a pessoa infectada para que a contaminação aconteça. 

Por conta disso, a transmissão é mais comum entre pessoas que convivem no mesmo ambiente, como familiares ou residentes em locais coletivos, como abrigos e alojamentos industriais, como conta a especialista.

Pessoas com sintomas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica. O diagnóstico é realizado por meio de exames físicos gerais, dermatológicos e neurológicos, com foco na identificação de lesões características da hanseníase. Exames laboratoriais também podem ser solicitados para confirmação. 

O tratamento é oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura entre 6 e 12 meses, dependendo da gravidade do caso. Um ponto importante é que a hanseníase deixa de ser transmissível logo no início do tratamento, reforçando a importância do diagnóstico precoce para evitar novas ocorrências e preservar a saúde da pessoa infectada. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM prende agressor de mulher em Campinas; ela já tinha medida protetiva contra ele 

Batida entre dois ônibus deixa quatro feridos na John Boyd Dunlop, em Campinas 

Equipamentos da turnê de Kylie Minogue desembarcam em Viracopos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.