Campinas sedia conferência intermunicipal sobre meio ambiente e mudanças climáticas

Campinas sedia conferência intermunicipal sobre meio ambiente e mudanças climáticas
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Ouça a reportagem na íntegra.

Representantes de vinte municípios da Região Metropolitana de Campinas marcaram presença na 1º conferência intermunicipal de meio ambiente da RMC, realizado nesta terça-feira (21), na Etecap, a Escola Técnica Estadual.

Autoridades de Campinas e municípios vizinhos se reuniram para discutir ações conjuntas para o enfrentamento da emergência climática, por meio de políticas públicas regionais.

O promotor do Gaema, o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público, Rodrigo Garcia, falou sobre a necessidade de conseguir executar os planos de combate às mudanças climáticas já existentes.

“A principal questão é a gente conseguir colocar em prática os planejamentos que já existem. A gente tem um planejamento amplo existente, mas que não é adequadamente implementado e isso em várias questões, seja saneamento, drenagem urbana que, muitas vezes, se sabe das áreas que existem impacto de alagamento, mas você continua permitindo construções nessas áreas… A conferência tem como finalidade rever o planejamento ou reforçar a necessidade desse planejamento”, disse o promotor.

Integrante da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dirceu Dalben destacou a importância do encontro entre os poderes municipais, estadual e federal para que as medidas práticas sobre a crise climática sejam tomadas.

“Essas preparações vão subsidiar as nossas audiências, é muito importante. Agora, a importância da conscientização e medidas práticas de proteção ao meio ambiente: plantio de árvores, proteção a mananciais, os veios de água, e acredito que essa união fará a gente conseguir evoluir com ideias e, principalmente, tirar do papel”, acrescentou Dalben.

Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, para discutir os cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental. 

As sugestões selecionadas serão enviadas para a etapa estadual da conferência, marcada para o mês de março. Depois, a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em maio de 2025, reúne as contribuições dos municípios, estados e regiões.

O prefeito de Campinas, Dario Saad, pontuou sobre a demanda do clima ser tratada de forma conjunta como um avanço significativo, e ainda sobre ações que vem sendo realizadas na metrópole.

“A política do clima não tem fronteira entre os municípios. A conferência é fundamental para discutir as mudanças climáticas na região metropolitana de Campinas. Em Campinas, temos enfrentado os efeitos das mudanças climáticas com obras de combate às enchentes, como o pacote de obras dos piscinões, plantamos mais de meio milhão de árvores, temos uma usina verde de compostagem, mas temos que avançar cada vez mais”, falou o prefeito.

O tema escolhido para o encontro nacional, que também foi condutor das fases anteriores, é   “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Feira de Natal da Mulher Empreendedora acontece no Parque Taquaral neste fim de semana

Em Valinhos, ação contra dengue acontece neste sábado no Jardim América II

Dia D de combate à dengue acontece neste sábado em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.