A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para o risco de pancadas de chuva forte na região de Campinas, entre esta quarta-feira e domingo, dia 2 de fevereiro.
A previsão é de temporais com raios, ventos fortes e até granizo, com chuvas acumuladas que podem chegar a 200 milímetros durante esses cinco dias.
O risco de tempestades é causado pelo deslocamento lento de um sistema meteorológico pela costa da Região Sudeste.
A Defesa Civil de Campinas orienta a população a tomar cuidado com áreas alagadas e a buscar abrigo durante os temporais. Há risco de alagamentos, deslizamentos e desabamentos, além de danos causados pelos raios e granizo.
Na cidade, os painéis digitais informam as áreas de risco para alagamento. A recomendação é que as pessoas respeitem esses avisos e evitem passar por essas regiões, principalmente em momentos de chuva forte.
A Defesa Civil também destaca a importância de não entrar em contato com a água das enchentes, já que ela pode estar contaminada e transmitir doenças.
Para receber alertas de emergência, os moradores podem se cadastrar enviando o CEP para o número 40199.
Além disso, a Defesa Civil de São Paulo agora emite alertas sonoros em tempo real para todos os celulares conectados à rede 4G ou 5G.
Quando um alerta for emitido, uma mensagem aparecerá na tela do celular, que pode ser usada novamente após 10 segundos.
Se sua casa for afetada pela chuva ou se você ficar desabrigado, o telefone para solicitar uma vistoria da Defesa Civil é o 199.
O mesmo número pode ser usado em caso de alagamentos, inundações ou quedas de árvores.
Para emergências de trânsito, ligue 118, telefone da Emdec, e para situações de urgência, ligue 193, Corpo de Bombeiros.