A tempestade com ventos fortes e granizo que atinge cidades da região, como Americana, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste, chegou a Campinas no início da tarde deste sábado (4). Os registros ocorrem nas regiões do Taquaral, Shopping Galleria e Jardim Chapadão. Ainda não há informações de incidentes relacionados às chuvas.
Campinas continua em estado de observação, segundo a Defesa Civil, após a precipitação de 74,8 milímetros registrada no município entre quarta-feira (1°) e sexta-feira (3). Segundo o Cepagri, ainda podem ocorrer picos de chuva forte que resultem em acumulados expressivos, sendo recomendada atenção quanto à possibilidade de pontos de alagamento e enxurradas.
As mudanças no tempo, segundo o Cepagri, podem acontecer em um curto intervalo de tempo (cerca de 30 minutos ou menos). O boletim indica que um “sintoma” de que há tempestades se desenvolvendo em áreas próximas é a ocorrência de trovoadas.
A Defesa Civil também reforça a necessidade de atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos, como deslizamentos, desabamentos, enchentes, alagamentos e ocorrências relacionadas com descargas elétricas e rajadas de vento forte.
A Prefeitura de Campinas informou que equipes estão de prontidão para atender a população afetada, desobstruir vias, realizar a limpeza e atuar na prevenção de acidentes. A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente nas ocorrências de chuvas: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas).
Em caso de emergências, a orientação é ligar para os telefones:
- 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- 118, Emdec, para emergências de trânsito;
- 193, Bombeiros, para situação de emergência.
- 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores