Ouça a reportagem
Quatro casas de um condomínio habitacional no distrito Cardeal, em Elias Fausto, ficaram destelhadas após uma tempestade acompanhada de ventos fortes. O município registrou 10 milímetros de chuva em 20 minutos no último domingo (19).
Os moradores levaram um susto com o vento, que derrubou fios, postes e atingiram carros. Uma das moradoras que teve a casa atingida, Ana Paula Luz, conta que não vai conseguir ficar no local.
Na casa da Edineia Ribeiro o telhado não foi afetado, mas a água entrou na residência e a família ficou traumatizada.
As casas destelhadas foram entregues há pouco tempo e pertencem a um projeto habitacional sustentável dedicado às famílias que tem filhos com deficiência. Segundo a prefeitura, os seis imóveis custaram R$ 2,3 milhões.
O prefeito da cidade, Tato Bicudo, esteve no residencial e afirmou que as casas foram entregues no governo anterior. Ele disse que acionou a Polícia Civil e que a construtora responsável pela obra será acionada.
De acordo com a prefeitura de Elias Fausto, das seis famílias afetadas, quatro preferiram seguir para casa de familiares e duas ficaram em na pousada oferecida pela prefeitura.
“No momento, o foco principal é acolher as famílias afetadas em locais adequados e assegurar que recebam todo o suporte necessário. Equipes da Defesa Civil e da assistência social estão no local para prestar ajuda e avaliar os danos causados pelo incidente”, disse.
Já a CPFL disse que reestabeleceu a energia na região, mas a rua segue isolada para perícia. A empresa responsável pela construção das casas foi notificada pela prefeitura e enviou uma equipe ao local.
Americana
A chuva também atingiu Americana na tarde do último domingo (19) e causou estragos no município. Foram 17 milímetros de chuva em torno de 30 minutos. A Defesa Civil municipal registrou cerca de 30 ocorrências.
Vários galhos de árvores caíram na rua Maranhão, no Jardim Colina. Já na rua Piauí, que fica no mesmo bairro, os moradores ficaram preocupados após a queda de uma árvore que ficou atravessada na rua.
Outra via afetada é a Avenida Bandeirantes, que precisou ser interditada por causa da queda de galhos. Várias ruas ficaram sem energia. O assistente administrativo, Diel Camargo, falou sobre a situação.
A CPFL informou que as equipes trabalharam durante a noite para reestabelecer a energia em pontos afetados pela chuva e que o fornecimento de energia foi normalizado nos bairros.
Com informações da EPTV Campinas*