O número de acidentes envolvendo animais em vias públicas de Campinas cresceu 37,5% em 2024, em comparação ao ano anterior. Segundo dados da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), foram 11 ocorrências no último ano, contra oito registradas em 2023. Desses acidentes, cinco tiveram vítimas humanas.
Apesar de não terem sido contabilizadas mortes, os dados preocupam principalmente na Avenida John Boyd Dunlop, que além de liderar a cidade como a via com mais acidentes convencionais de trânsito, também é a com o maior número de casos envolvendo animais. Dos 19 sinistros registrados entre 2023 e 2024, nove ocorreram na via, que também é uma das mais movimentadas da cidade.
Só no último ano, foram seis acidentes, o que representa mais da metade das ocorrências de 2024, em um deles, um veículo chegou bater em um poste e capotar. A localização da avenida, cercada por áreas de pastagem, acaba aumentando a probabilidade de invasão de grandes animais, como cavalos e bois.
O motociclista Marcos Roberto Rodrigues, que mora próximo à John Boyd, relata os riscos enfrentados por quem circula pela região
Na manhã desta segunda-feira (27), dois cavalos foram resgatados na região do Satélite Íris, próximo à John Boyd Dunlop. A operação foi realizada por agentes da Emdec em parceria com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA). Após serem retirados da via, os animais foram levados ao abrigo municipal, onde passaram por atendimento veterinário e foram cadastrados no sistema do município.
A parceria entre a Emdec e o DPBEA é uma das estratégias para evitar esses acidentes envolvendo animais soltos. Além disso, existe uma a Lei Municipal de 2017 que proíbe a permanência de grandes animais em vias públicas, praças ou parques.
Rodrigo Pires, que é coordenador do Departamento, explicou o procedimento.
Em 2024, foram registrados acidentes envolvendo seis cavalos, dois cachorros, dois bois e uma capivara. Já em 2023, a lista inclui seis cavalos, um cachorro e uma capivara. Em ambos os anos, cavalos aparecem como os principais responsáveis pelas ocorrências.
Além da John Boyd outras vias importantes também registraram casos. Em 2024, houve ocorrências na Avenida Baden Powell, Rodovia Dr. Heitor Penteado e Avenida Aladino Selmi.
Para prevenir acidentes, a Emdec orienta que a população denuncie animais soltos pelo telefone 118 (opção 1). Já para pedidos de recolhimento ou denúncias de abandono, o contato deve ser feito pelo 156.