Ouça a reportagem na íntegra.
A cidade de Mogi Guaçu está em alerta para a dengue, já que, em 22 dias do ano, foram registrados 1407 casos da doença, 22% do total registrado em todo o ano de 2024. Quatro mortes estão em investigação no município.
Nesta quarta-feira (22), a equipe da Vigilância Epidemiológica (GVE) da Regional de Saúde de Campinas esteve na Prefeitura de Amparo para uma reunião com os membros da Secretaria Municipal de Saúde. A assessoria técnica do Estado deve contribuir com equipamentos e insumos, como maquinários e inseticidas para nebulização.
Casos de dengue em Mogi Guaçu:
- 2025 – 1.407 casos confirmados
- 2024 – 6.309 casos confirmados
Para impedir o avanço dos casos de dengue, a Prefeitura de Mogi Guaçu também intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria de Saúde iniciou, nesta semana, a nebulização veicular e costal nos bairros com maior incidência da doença. Foram reforçadas as visitas de agentes de saúde nas casas e mutirões de limpeza estão sendo promovidos.
A partir de 27 de janeiro, dois postos de saúde sentinelas vão funcionar com horário estendido até às 19h para atendimento da população com suspeita de dengue. Um funcionará na UBS do Jardim Guaçu Mirim, e o outro na UBS do Jardim Zaniboni I. O principal objetivo é desafogar os pronto-atendimentos.
1ª morte da região confirmada em Amparo
A Prefeitura de Amparo confirmou nesta quarta-feira (22) uma morte por dengue na cidade. É a primeira registrada na região de Campinas este ano.
De acordo com o Município, a vítima é uma mulher de 46 anos. O bairro onde ela morava não foi informado pela administração. Ela estava internada na Santa Casa Anna Cintra e morreu no dia 14 de janeiro.
Um caso que havia sido divulgado anteriormente como morte confirmada por dengue foi retificado, e agora é considerado como suspeito. Mais três mortes estão sob investigação.
A cidade também foi a primeira da região de Campinas a decretar estado de emergência por dengue. Segundo último levantamento do Núcleo de Informações sobre dengue do estado, divulgado nesta quarta, o município tem 339 casos confirmados.
O coordenador do combate a dengue do Município, Anderson Lima de Oliveira, destacou as ações adotadas pela Prefeitura para conter a doença.
Um mutirão está previsto para este sábado nas áreas onde há maior número de confirmações, como as regiões dos bairros Jd. Bianca, Silvestre 4 e Pinheirinho, com vistorias casa a casa e serviços de manutenção e zeladoria, com retirada de entulhos e materiais inservíveis.