Embarque no Aeroporto de Viracopos será automatizado e com biometria

Foto: Aeroportos Brasil Viracopos

Após um período de testes em dezembro, o Aeroporto de Viracopos vai implantar, de forma gradativa durante este semestre, um sistema automatizado de embarque de passageiros 100% biométrico.  

Ao todo são 11 equipamentos biométricos automatizados, chamados de e-Gates. Sete foram colocados no acesso as áreas restritas nacional e internacional e quatro nas áreas de salas de embarque nacionais e internacionais.  

No totem, o passageiro pode optar pelo fluxo manual, posicionando o código de barras do cartão de embarque em papel ou eletrônico, ou pela biometria, que vai ser implementada gradativamente.

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, esse sistema também vai operar em parceria com as companhias aéreas. O passageiro que optar pelo uso da biometria deve seguir as regras durante o check-in do voo no app da própria companhia aérea. O registro biométrico é valido por até cinco anos, sem a necessidade de repetir o processo para voos futuros. Já a utilização da biometria no embarque na aeronave também vai ser adotada pelas companhias aéreas, mas com um prazo mais elástico para a adaptação, tanto do processo operacional, como da experiência dos passageiros e tripulantes. 

A Gol deve ser a primeira a operar com os novos equipamentos em Viracopos. A Azul, maior companhia em número de voos e destinos atendidos a partir de Viracopos, estuda a operação de embarques por biometria e pode adotar isso ainda durante este ano. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.