Extintor de incêndio no carro não é obrigatório, mas ainda pode render multa se estiver vencido

Foto: Banco de Imagens/Wikimedia

Desde outubro de 2015, o extintor de incêndio passou a ser equipamento facultativo em automóveis de passeio e veículos utilitários, após uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Por causa da decisão, a grande maioria dos carros de passeio hoje é comercializada sem o equipamento, o que não impede a compra e instalação.

Muitos condutores sequer sabem se o carro tem ou não o item de segurança. A analista financeira Thaísa Piantoni não lembrava se tinha ou não o extintor no veículo quando foi abordada pela reportagem da CBN, e foi verificar.

A jovem conta que não pretende instalar o equipamento. Já o frentista Joanilson Roque Santos tem o extintor no carro. O item já veio com o veículo, segundo o condutor. Ele já passou uma situação de emergência em Campinas e o item foi essencial pra evitar um prejuízo ainda maior no veículo.

Já o agente técnico de saneamento Sidnei Alves Roberto discorda. Ele sabe que o extintor não é mais obrigatório e prefere não ter o equipamento no veículo. Na opinião dele, o item não é suficiente para combater uma situação de incêndio.

Porém, se o condutor preferir ter o extintor no veículo e o equipamento estiver vencido, correrá o risco de ser autuado por infração grave, mesmo com o uso facultativo. A multa aplicada é de R$ 195,23, além cinco pontos na CNH e retenção do automóvel até a regularização. Mesmo assim, o motorista José de Almeida acha que o item é essencial, e prefere ter o extintor no carro. Ele afirma estar atento ao prazo de validade.

O motorista que quiser manter o extintor de incêndio no veículo deve levar em consideração outros itens verificados em uma fiscalização. Além do prazo de validade, são checados o indicador de pressão, a integridade do lacre, o selo do Inmetro, a ausência de pontos de ferrugem, amassados e o local de instalação do extintor.

O item de segurança continua obrigatório para caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

CIATox afirma que casos de contaminação por metanol são preocupantes

Shopping de Campinas anuncia 300 vagas temporárias para fim de ano

Prefeitura prevê instalar boxes provisórios no Mercadão de Piracicaba nesta semana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.