Nem o mais otimista torcedor da Ponte Preta esperava uma estreia tão positiva no Campeonato Paulista. A Macaca lutou demais e venceu o Novorizontino na noite desta quarta-feira por 1 a 0. O herói da partida foi Maguinho, que fez um golaço por cobertura no segundo tempo.
Com o resultado, a Macaca começa na frente no grupo D com três pontos.
A Ponte Preta entrou em campo com apenas um remanescente da campanha ruim de 2024. O técnico Alberto Valentim apostou numa escalação mais defensiva. Povoando o meio-campo com Emerson, Dudu e Léo Oliveira.
A tática deu certo, pois a Macaca conseguiu controlar a pressão dos donos da casa. Porém, a primeira chance clara foi do Tigre. Igor Formiga pegou um chute mascado para fora.
Porém, aos 33 minutos, o lance que determinou a dinâmica do jogo. Dudu, que já estava pendurado com o cartão amarelo, deu uma entrada forte em Luís Oyama e foi expulso.
O técnico Alberto Valentim optou por não mudar a equipe. Apenas recompôs o meio-campo com os atacantes, deixando apenas Pedro Vilhena como o responsável pelos contragolpes.
Aos 44 minutos, o Novorizontino assustou com uma finalização de Airton. Mas a resposta da Macaca foi rápida e Serginho recebeu de Pedro Vilhena, mas finalizou por cima.
No segundo tempo, o técnico Alberto Valentim resolveu mudar por atacado. Saíram Serginho, Pedro Vilhena e Jean Dias e entraram Pacheco, Everton Brito e Danrlei.
As mudanças deram certo, pois ele liberou Maguinho para atacar e reforçou a marcação com Pacheco. E justamente Maguinho, aos 16 minutos por cobertura, marcou um golaço, Ponte 1 a 0.
A partir daí começou um verdadeiro ataque contra defesa. Mas a zaga estava bem postada e o goleiro Diogo Silva numa noite inspirada. Aos 34 minutos, numa verdadeira blitz, Diogo Silva praticou duas defesas que salvaram a Macaca.
No último minuto, Danrlei ainda tentou encobrir o goleiro e quase aumenta o placar para os campineiros.
A Ponte volta a jogar no próximo domingo, contra o Santos, no estádio Moisés Lucarelli em Campinas.