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O número de veículos elétricos que circulam pelas ruas do país é cada vez maior, o que gera necessidade de pontos recarregáveis em locais estratégicos dos municípios. Segundo o painel da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos 138.581 veículos leves eletrificados entre janeiro e outubro de 2024, um aumento de 107%, na comparação com o mesmo período de 2023, quando foram negociados 67.047.
A mesma pesquisa apontou que os veículos elétricos plug-in, que são veículos 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), lideram a participação de mercado dos eletrificados em 2024, com 71% das vendas (98.396).
Edson Watanabe, engenheiro e pesquisador do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), acredita que é necessário um esforço para o avanço da infraestrutura no setor de carregamento.
O pesquisador ainda compara o carregamento de energia dos carros com atividades cotidianas.
Ao falar sobre os modelos de carros elétricos, Edson conta as expectativas para o futuro.
Ao contrário de países desenvolvidos, que contam com tecnologias robustas e infraestrutura avançada, o Brasil enfrenta particularidades econômicas e territoriais que tornam a transição dos carros mais complexa.
De acordo com Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, a maioria das estações de carregamento está concentrada nas grandes cidades, e a cobertura nacional deve ser ampliada, um processo que pode levar de cinco a 15 anos.