O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou, pelo crime de latrocínio, o homem que matou um casal de idosos, em Campinas. A pena será de 53 anos e 8 meses de prisão, mantendo o regime inicial fechado.
O caso aconteceu no dia 28 de novembro de 2023. Josefina da Penha Alves, de 86 anos, e Benedito de Salles Fernandes, de 81 anos, foram encontrados mortos dentro do apartamento que moravam, no Jardim Bassoli.
Segundo o processo, o réu invadiu o apartamento das vítimas durante a madrugada para furtar. No entanto, foi surpreendido pelo idoso, que foi morto por estrangulamento após luta corporal. Ao ouvir o barulho vindo da cozinha, a idosa foi verificar o que estava ocorrendo e também foi morta por asfixia. Antes de deixar o local, o homem levou R$240.
Em 1ª instância, o juízo da 1ª vara Criminal de Campinas condenou o homem pelo crime de latrocínio. A defesa entrou com recurso pedindo a desclassificação do crime para homicídio. O relator do recurso, Luís Geraldo Lanfredi, rejeitou a tese de homicídio, ao entender que o acusado “perambulou” pela residência buscando itens para levar.
A decisão de condenação por latrocínio foi unanime.
O homem, que é usuário de drogas, se entregou à polícia no mesmo dia do crime. Ele confessou ter matado o casal de idosos. Segundo a polícia, ele era vizinho das vítimas e já tinha realizado furtos mesma casa, pelo menos, duas vezes.