Durante a cerimônia de posse dos 33 vereadores eleitos de Campinas, os parlamentares definiram a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (1º) na Câmara Municipal do município.
Os parlamentares foram chamados para declarar o compromisso com o legislativo, fazendo o juramento, assinando o termo de posse e recebendo o diploma de empossado.
Durante a sessão, o prefeito Dário Saadi (Republicanos), o vice-prefeito Wandão de Almeida (PSB) também foram empossados. Dário Saadi agradeceu os votos e falou sobre as expectativas para a atuação.
Com 27 votos, Luiz Rossini (Republicanos) foi escolhido como Presidente. Ele está na presidência desde 2023 e segue na função por mais dois anos.
Na sequência, Guilherme Teixeira (PL), foi nomeado como primeiro-secretário, também com 27 votos.
O segundo-secretário será o parlamentar Rodrigo da Farmadic (União Brasil), com 27 votos. Arnaldo Salvetti (MDB) foi eleito para o cargo de Terceiro-secretário. O parlamentar Dr. Yanko (PP) será o Quarto-secretário.
Como Primeiro Vice-presidente os vereadores escolheram Perminio Monteiro (PSB) e Eduardo Magoga (Podemos) como Segundo Vice-presidente.
Carlinhos Camelô (PSB) foi eleito como corregedor pelos colegas com 27 votos, enquanto Roberto Alves (Republicanos) será o corregedor substituto.
A sessão solene foi presidida pela vereadora Mariana Conti (PSOL) pela segunda vez seguida. A sessão é conduzida pelo vereador mais votado na última eleição. Mariana obteve 14.356 votos.
A parlamentar reuniu a mesa diretora com todas as vereadoras eleitas: Débora Palermo (PL), Paolla Miguel (PT), Guida Calixto (PT) e Fernanda Souto (PSOL) e na sequência aconteceu o juramento oficial em nome de todos os vereadores.
Em abril de 2024 a Câmara de Campinas aprovou um o novo subsídio dos vereadores para a Legislatura 2025-2028. Desde 2017 os parlamentares recebiam R$ 10.070,86, com a mudança o valor saltou para R$ 17.800,00 por mês. A alta representa 76,7%.
Confira a lista
Luiz Rossini (Republicanos) – Presidente
Guilherme Teixeira (PL) – Primeiro-secretário
Rodrigo da Farmadic (União Brasil) – Segundo-secretário
Arnaldo Salvetti (MDB) – Terceiro-secretário
Dr. Yanko (PP) – Quarto-secretário
Perminio Monteiro (PSB) – Primeiro Vice-presidente
Eduardo Magoga (Podemos) – Segundo Vice-presidente
Carlinhos Camelô (PSB) – Corregedor
Roberto Alves (Republicanos) – Corregedor substituto