O Hospital Santa Casa Anna Cintra, em Amparo, divulgou nesta sexta-feira que identificou uma possível irregularidade praticada por um médico.
Segundo a gestão da unidade hospitalar, o profissional cumpria plantão presencial em Amparo e, ao mesmo tempo, plantão à distância na maternidade do Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra.
A direção do hospital de Amparo afirma ter sentido falta do médico no horário de trabalho, e entrou em contato com a unidade da cidade vizinha, que confirmou o plantão do mesmo médico.
A primeira medida tomada pela Santa Casa Anna Cintra foi suspender o pagamento do valor referente ao plantão. O caso também foi encaminhado para o Conselho Regional de Medicina e Ministério Público para abertura de sindicâncias.
A Guarda Municipal de Amparo foi acionada para registrar a ausência do médico na Santa Casa. Também foi pedido para que a GCM de Serra Negra fizesse o mesmo.
Segundo o relato da Guarda Civil, o presidente da Santa Casa Anna Cintra teria notado que o profissional, que é ginecologista, não estava na unidade.
Ao perguntar a uma enfermeira, ela teria dito que o médico teve uma “intercorrência” e teve que deixar o plantão. Ele teria acionado outro médico, que chegou para o plantão às 13h15. O período de trabalho seguiria até esta sexta-feira, 7h.
A prática, além de ser ilegal segundo o CRM, também caracteriza crime por falsa escala médica.
A direção da Santa Casa Anna Cintra diz que registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para investigar se houve outros casos de escala médica falsa com remuneração simultânea.
A CBN Campinas procurou o Hospital Santa Rosa de Lima. A unidade não tem assessoria de imprensa, mas, em contato telefônico, uma funcionária do setor administrativo disse que a informação não procede.
O Grupo EP tentou contato com o médico, mas não conseguiu localizá-lo.