Moradores da região de Campinas estão relatando um surto de virose em cidades da Baixada Santista durante as festas de fim de ano. As prefeituras de Guarujá e Santos, por exemplo, confirmaram aumento nos atendimentos de casos de infecções causadas por vírus que afetam o intestino grosso, principalmente.
Os relatos começaram a aparecer de forma mais frequente nas redes sociais nos últimos dias. Os sintomas são os mesmos: diarreia, vômitos, indisposição. Tudo isso dura alguns dias, e acabou por estragar a viagem de muitos turistas.
Esse foi o caso da Ana Paula Evaristo. Ela foi para Guarujá e teve que adiantar o retorno para Campinas, porque começou a passar muito mal.
Ela contou que chegou a procurar algumas farmácias, e as filas eram grandes. Quem também enfrentou uma situação parecida foi o Edgar Diniz. Ele foi com um grupo para a Praia da Enseada, também em Guarujá, e foi o que teve os piores sintomas.
Farmácias cheias e estoques vazios. Essa é a situação relatada por alguns estabelecimentos que a CBN Campinas entrou em contato nos últimos dias. Isotônicos, remédios que ajudam na flora intestinal, os chamados protetores gástricos, e aqueles que combatem a náusea já acabaram.
A prefeitura de Guarujá confirmou que houve um aumento de atendimentos no mês de dezembro. Foram 2.064 pessoas que procuraram nas unidades de Pronto Atendimento. A administração explica que o aumento no número de casos desse tipo é comum nesta época do ano, levando em consideração diversos fatores, como: temperaturas elevadas, aglomeração de pessoas e falta de cuidados com alimentação. Por causa disso, ampliou o horário de atendimento de três Postos de Saúde da Família até o dia 5 de janeiro às 22h.
Já em Santos, 273 atendimentos foram realizados nas três Unidades de Pronto Atendimento em janeiro, conforme balanço encaminhado pela prefeitura à CBN Campinas. No mês de novembro, foram 2.147 atendimentos, e 2.264 pessoas procuraram as UPAs em dezembro.
“Virose” é um termo popular utilizado para se referir a doenças causadas por vírus. Não é uma doença específica, mas sim uma forma geral de descrever infecções virais que podem afetar diferentes partes do corpo.
O tratamento das viroses geralmente é sintomático, já que muitos vírus não têm cura específica, e o corpo tende a se recuperar com o tempo. Em alguns casos, antivirais podem ser utilizados, dependendo do tipo de vírus.
A prevenção é fundamental, com medidas como vacinação, higiene e cuidados para evitar o contágio.