Extrações de árvores, podas, reflorestamento e um parque infantil com brinquedos e muitas cores. Tudo isso aconteceu após a morte da pequena Isabela Fermino, de 7 anos, que foi atingida por uma árvore que caiu dentro das dependências da Lagoa do Taquaral, em 24 de janeiro de 2023, em Campinas. Ela estava com amigas e familiares na área de piquenique comemorando o aniversário de uma prima.
Desde então, a Prefeitura de Campinas anunciou uma série de medidas e ações com o objetivo de evitar novas ocorrências e mortes.
No mesmo dia do acidente, o Prefeito Dário Saadi (Republicanos) anunciou uma primeira medida: o fechamento de todos os 25 parques municipais da cidade para que fossem observadas as situações das árvores em todos os espaços. Um amplo trabalho de poda e extração foi realizado ao longo de meses.
Só na Lagoa do Taquaral, um manejo com corte e poda de 181 árvores foi realizado. Além disso, na área de piquenique, onde havia mesas, bancos e algumas churrasqueiras de alvenaria, além de eucaliptos, que foi o local da tragédia, uma transformação foi feita.
Foi construído o Espaço Água com uma praça molhada, com jatos de água para que as crianças possam se refrescar; o Espaço Piquenique, com banquinhos coloridos e área gramada e Espaço Amamentação, com pia e torneira e bancos. O local conta ainda com vários brinquedos para crianças de até 12 anos. O espaço foi inaugurado em 5 de julho passado e leva o nome “Espaço Taquaralzinho Isabela Tibúrcio Fermino”. Também no parque, foi construído o espaço “Sala de Leitura”, em homenagem à Isabela, que gostava muito de ler e escrever poesias.
Uma nova medida também passou a ser adotada pela administração: durante períodos de chuvas intensas, ao ultrapassar 80mm de precipitação em 72h todos os parques passaram a ser fechados como forma de segurança. Atualmente, a prefeitura alterou essa medida e o fechamento passou a ser setorial, com base em pluviômetros nas várias regiões de Campinas. Com isso, agora, pode haver casos de alguns parques permanecerem abertos e outros, fechados.
No âmbito das investigações foi aberto um inquérito policial de morte acidental e uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público de São Paulo, que seguem abertos.
Nesta sexta-feira,24, pela manhã, o pai de Isabela, Sérgio Fermino fez mais uma homenagem à filha na Lagoa do Taquaral. Carregando fitas rosas, ele deu uma volta em torno do espaço público e fez uma oração.