Uma fruta gerou um debate e provocou uma mudança no Circuito das Frutas paulista. A prefeitura de Morungaba, na Região Metropolitana de Campinas, trocou o maracujá pelo café.
O desejo foi manifestado pelo prefeito Luís Fernando Miguel (União Brasil) durante a reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, em Itupeva.
À CBN Campinas, o prefeito disse que a ideia surgiu após uma reunião com Agência Brasileira de Engenharia Turística.
Dados do IBGE apontam que a produção de maracujá no município hoje ocupa 2 hectares, enquanto o café tem área de plantio somando 80 hectares. Os representantes do Circuito das Frutas foram procurados pela prefeitura, e aprovaram a substituição.
Em 2004, quando Morungaba passou a integrar o Circuito das Frutas, o maracujá se destacava na produção local. Porém, nos últimos anos, a quantidade de plantações caiu a um número considerado hoje inexpressivo.
O café, porém, sempre fez parte da história da cidade, desde meados do século XIX, por volta de 1850, no tempo em que as primeiras casas da região central foram levantadas às margens do Ribeirão dos Mansos, quando as lavouras cafeeiras se expandiam pelo Estado.
A cidade, inclusive, faz eventos, como a Festa do Café, a rota turística do café e até um Museu do Café.
O Circuito das Frutas é formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
E se você quer saber quais frutas são produzidas por cada cidade, aqui vai:
- Atibaia: morango
- Indaiatuba: acerola e uva niágara
- Itatiba: amora, caqui, morango, pêssego, ponkan e uva niágara
- Itupeva: uva niágara
- Jarinu: ameixa, caqui, morango, nectarina, pêssego, ponkan e uva niágara
- Jundiaí: ameixa, caqui, jabuticaba, morango, nectarina, pêssego, ponkan, uva niágara
- Louveira: ameixa, caqui, figo, lichia, maracujá, morango, nectarina, pêssego, ponkan e uva niágara
- Valinhos: figo, goiaba, nectarina, pêssego, seriguela e uva niágara
- Vinhedo: nectarina, pêssego e uva niágara
Itatiba, Itupeva e Jarinu são considerados Municípios de Interesse Turístico, uma classificação que considera que as áreas devem ser preservadas e valorizadas no sentido cultural e natural, além de foco na realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico.