Nem bem assumiu a prefeitura de Limeira, e Murilo Félix (Podemos) já causou polêmica nas redes sociais no último dia de 2024. Em uma publicação no Instagram e Facebook, o novo prefeito da cidade nomeou a mãe, Constância Félix, que agora usa o nome Constância Berbert Dutra, como Secretária de Habitação.
Na postagem, Murilo argumenta que precisava de alguém “que tivesse compromisso forte” com o plano de governo.
Constância foi vereadora por dois mandatos, foi cassada, reconduzida à Câmara, e não foi reeleita em 2024. Ela também foi responsável pelo Fundo Social de Solidariedade durante a gestão do marido, Silvio Félix, que também foi cassado por improbidade administrativa e depois inocentado pela Justiça.
Na avaliação do cientista político e colunista da CBN Campinas, Bruno Silva, a posse de Constância pode ser considerada nepotismo. A nomeação de parentes só é “permitida” pela legislação quando há comprovações de que a pessoa tem habilidades técnicas para assumir tal função.
No Fundo Social em 2025, quem assume é a esposa de Murilo, a primeira-dama Luciana Félix. Neste caso, não é considerado nepotismo, já que o Fundo Social não é um cargo de natureza política.