Não beber vira tendência na Geração Z e mercado se adequa com novas opções

bebida alcoólica
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Ouça a reportagem na íntegra.

A Geração Z, dos nascidos entre os anos de 1996 e 2010, ditam tendências não só na internet, mas também na vida real. Esse grupo de jovens tem se diferenciado das gerações anteriores também em relação ao consumo de álcool, que tem sido significativamente menor.

O não interesse nas bebidas alcoólicas é motivado, principalmente, pela busca de bem-estar e qualidade de vida. O estudante de 20 anos Theo Miranda compartilha dessa decisão.

Segundo pesquisa da MindMiners, 55% da geração Z não consome fermentados e destilados por não gostar do sabor nem dos efeitos nocivos do álcool. E, entre as pessoas que bebem, 33% reduziram a ingestão.

Tendência que vai de acordo com o alerta da Organização Mundial da Saúde, de que não há quantidade segura de bebida alcoólica que não prejudique a saúde. Segundo a OMS, no mundo, 3 milhões de pessoas morrem todo ano por abuso do álcool.

A psicóloga neurocientista da Universidade de São Paulo, Andreza Thans, avalia que esse comportamento deve continuar nos próximos anos e que a Geração Z prioriza a saúde mental.

A pesquisadora indica que essa diferença no hábito de consumo dos mais jovens acaba se tornando oportunidade de mercado, para que novos produtos sejam ofertados, como as opções sem álcool.

Na cervejaria Blacaman, em Campinas, eles precisaram adaptar o cardápio para atender esse público crescente. Investiram em cinco opções de drinks sem álcool, mas que não deixam a desejar no sabor em relação aos demais.  O chefe de bar Pedro Bonavita conta que a iniciativa é recente, sendo os jovens o principal público consumidor.

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Apesar da tendência entre os mais jovens, o Centro de Informações sobre Saúde do Álcool (CISA) divulgou que 45% dos brasileiros ingerem bebida alcoólica em festas, eventos sociais e até mesmo em casa e cerca de 20% consome uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.