Nova armadilha para controle do mosquito da dengue é implantada em Indaiatuba

Foto: Prefeitura de Indaiatuba

Uma nova técnica para o controle do mosquito Aedes aegypti está sendo realiza pela Prefeitura de Indaiatuba, neste ano, para intensificar o trabalho de combate à dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram instaladas 36 estações disseminadoras de larvicida no Jardim João Pioli.

Segundo o Município, na técnica, os mosquitos são atraídos pelas armadilhas e quando pousam nas superfícies, o larvicida fica no corpo do inseto, que espalha a substância em outros criadouros. A estratégia acaba eliminando uma quantidade maior do Aedes aegypti. O coordenador do Programa de Controle da Dengue de Indaiatuba detalhou o funcionamento da técnica.

A ação não traz riscos para pessoas e animais e é recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz, que desenvolveu a metodologia das estações disseminadoras com resultados promissores no combate ao mosquito.

Esta estratégia é essencial porque mais de 90% dos criadouros estão no ambiente residencial habitado, dentro das casas, muitas vezes em locais de difícil acesso e ocultos, apontou o Centro de Operações Contra a Dengue.

As armadilhas são monitoradas para acompanhar a diminuição na quantidade de mosquitos Aedes aegypti. Segundo a Prefeitura, a ação será expandida para outros bairros, como o Jd. Carlos Aldrovandi, Jardim Brasil, Parque Residencial Indaiá, Oliveira Camargo e Santa Cruz.

O número de casos de dengue registrado no município neste ano é de 118 casos positivos e 161 que aguardam resultado. Não há registro de morte.  

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Piracicaba inicia vacinação casa a casa contra febre amarela na região de Santana

Guarda de Campinas prende homem suspeito de importunação sexual contra adolescente

Emdec bloqueia rua no Bairro das Palmeiras até às 13h para obras da Sanasa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.