A prefeitura de Nova Odessa iniciou uma ação de fiscalização para identificar e notificar a CPFL sobre a necessidade de remoção de fios e cabos inutilizados em postes compartilhados com outras operadoras de serviços de TV a cabo e internet.
A ação tem o objetivo, segundo a administração, de melhorar a segurança nas ruas da cidade, removendo cabos soltos ou “mortos” que, muitas vezes, ficam caídos ou mal fixados, representando risco para pedestres e motoristas.
O trabalho começou nas regiões dos Jardins Alvorada, Capuava e Bosque dos Pinheiros, e, durante a inspeção, uma situação chamou atenção: um cavalo foi encontrado com fios enrolados no corpo, mas foi resgatado pelas equipes da Prefeitura.
A fiscalização será estendida gradualmente por toda a cidade, e a expectativa é que até o final do ano toda a área urbana tenha sido vistoriada. Caso sejam identificados problemas, a CPFL será notificada para tomar as providências necessárias ou acionar as empresas responsáveis pelos cabos.
A fiscalização começa com a inspeção das ruas e avenidas de cada região, conforme um cronograma. Depois, são feitas as notificações à concessionária para que a regularização dos fios de telefonia e internet seja feita de maneira rápida.
Apesar de a CPFL não ser responsável pelos fios das operadoras de telecomunicações, a regularização desses cabos envolve uma ação conjunta entre todas as empresas que utilizam o mesmo poste.
As irregularidades mais comuns são fios de telefonia e internet instalados a uma altura muito baixa, passando entre árvores e até mesmo pela frente das residências, além de cabos antigos e sem uso, que podem estar caídos em calçadas e vias públicas.
Em nota, a CPFL reforçou que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação existente em Nova Odessa, incluindo cabos, é exclusiva das empresas de telecomunicações ocupantes, que devem manter os cabos dentro dos padrões, e que notifica essas empresas quando os problemas são detectados.
Os cabos só são retirados pela CPFL quando foram notadamente inutilizados de empresas que não cumpriram determinações anteriores. Em toda a área de concessão, incluindo Nova Odessa, foram 132 toneladas removidas no ano passado.
A CPFL orienta que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, entre em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010. Quando é um caso em que há risco à população e a rede elétrica, a concessionária faz a correção em caráter emergencial.