Obesidade e sobrepeso em Campinas preocupam especialistas

foto: Reprodução

Parte da população de Campinas enfrenta uma batalha crescente contra a balança. Dados do Ministério da Saúde revelam que mais de 15 mil pessoas na cidade foram oficialmente diagnosticadas com obesidade, e outras 10 mil estão com sobrepeso. Especialistas alertam que esses números podem ser ainda maiores devido à subnotificação.

O cenário local reflete uma tendência nacional preocupante. Pesquisas projetam que a prevalência de sobrepeso e obesidade entre adultos no Brasil, que em 2023 era de 57%, poderá alcançar 75% em 2024.

Thiago Munden, analista comercial, é um dos que convivem com a obesidade. Aos 117 quilos e 1,79 metro de altura, ele relata as dificuldades que enfrenta no cotidiano. 

Para o médico Thiago Szego, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, é essencial que a obesidade seja encarada como uma doença séria e tratada com a devida atenção. 

Szego também destacou que a obesidade não é resultado de falha individual ou falta de esforço, mas envolve fatores biológicos, genéticos e ambientais, que tornam o controle de peso um desafio para muitos pacientes. 

A tendência de aumento dos casos reforça a necessidade atenção, prevenção e tratamento adequado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.