INSS bloqueia agendas de médicos em greve e reagenda perícias automaticamente

Os segurados serão notificados sobre o dia e o horário do novo agendamento por meio da Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Foto: Arquivo/CBN Campinas

Por causa da greve dos peritos médicos, o INSS decidiu bloquear as agendas dos profissionais que estão parados desde setembro do ano passado. Os atendimentos com esses médicos serão reagendados automaticamente com outros peritos que estejam atendendo normalmente.

Os segurados serão notificados sobre o dia e o horário do novo agendamento por meio da Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, os médicos em greve terão as agendas suspensas integralmente e será promovido o desconto integral dos salários referentes ao período em que o participante continuar em greve.

Em nota enviada à Agência Brasil, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais criticou a decisão do governo. “Os peritos médicos federais que vinham fazendo greve no modelo parcial e ainda atendiam uma parcela significativa de pessoas por dia terão suas atividades completamente bloqueadas e, a partir de hoje, cerca de 15 mil perícias serão canceladas por dia”, disse.

Greve

Cerca de 10% dos peritos estão em greve parcial desde dezembro de 2024, segundo o Ministério da Previdência Social. Os profissionais alegam inconformidade de associação da categoria com acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que declarou ilegais dispositivos do acordo de greve de 2022, que reduziu em 40% a produtividade dos peritos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.