Polícia Federal faz nova operação contra comércio ilegal de animais silvestres

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal e o IBAMA fizeram nesta quinta-feira a Operação Arca de Noé 2, com o objetivo de combater o comércio ilegal de animais silvestres pela internet. 

A ação está cumprindo nove mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, como Campinas, Guarulhos, São Paulo, Sorocaba, Votorantim, Rio Claro e Duque de Caxias.  

A operação é uma continuidade das investigações iniciadas após a prisão de um homem de 34 anos, em 2 de abril de 2024, durante a Operação Arca de Noé I. 

Na época, o homem foi preso em flagrante por criar e comercializar ilegalmente cobras, aranhas, lagartos e tartarugas, usando redes sociais para realizar as vendas.  

A partir dessa prisão, a Polícia Federal conseguiu identificar uma rede de contatos envolvidos no comércio ilegal de animais, o que resultou na operação de hoje. O foco da ação é aprofundar a investigação e alcançar as pessoas que participavam desse esquema criminoso. 

Os suspeitos podem responder por crimes ambientais, como o comércio ilegal, a guarda sem autorização e maus-tratos aos animais. As penas previstas podem chegar a três anos de prisão, e, caso seja comprovado que os animais foram adquiridos de outros países, as penas podem ser mais severas. 

Os animais resgatados durante a operação serão encaminhados a centros especializados, como o Instituto Butantan, em São Paulo, para reabilitação e cuidados. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas recebe 22ª edição da Restaurant Week com tema inspirado na culinária italiana

Polícia Militar abre inscrições para concurso público com 2,2 mil vagas

Idosas são vítimas de sequestro relâmpago após saírem de bar no Cambuí

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.