Prefeitura de Valinhos retoma controle do DAEV e dissolve Conselho do Departamento 

Foto: Câmara Municipal de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos retomou o controle do DAEV (Departamento de Água e Esgoto de Valinhos), nesta quinta-feira, após o prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima (PL), destituir todo o Conselho de Administração do Departamento. A medida acontece depois de o prefeito eleito assinar um decreto que suspendia todos os atos de venda do DAEV. 

Segundo informações da administração, a ação impede definitivamente a conclusão da concessão dos serviços de saneamento básico no município.  

Durante Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira, o prefeito determinou a dissolução do Conselho de Administração formado por representantes da ex-prefeita Capitã Lucimara, que defendiam a venda do DAEV. Durante a Assembleia foram nomeados os novos membros do Conselho, que também passa a ser presidido pelo vice-prefeito Luiz Mayr Neto. 

Além da troca no comando da empresa pública, uma Comissão Especial será responsável pela análise de todos os atos relacionados ao processo de venda do DAEV, com o intuito de identificar eventuais irregularidades e recomendar medidas a serem adotadas pelo prefeito municipal. 

Em julho de 2023, o DAEV deixou de ser uma Autarquia Municipal para ser transformado em empresa pública, com possibilidade de privatização. Na ocasião, o projeto que permite a alteração foi aprovado na Câmara Municipal. 

Em novembro de 2024, a Prefeitura realizou licitação para a venda de 49% das ações, tendo como vencedora a empresa Conasa Infraestrutura Ltda.. A compra das ações por parte da empresa, contudo, não foi concluída e os atos foram suspensos por Franklin nesta última quinta-feira. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.