Prefeito de Valinhos suspende leilão de ações do DAEV

foto: Câmara Municipal de Valinhos

O prefeito empossado Franklin Duarte de Lima (PL), de Valinhos, assinou um decreto que suspende a venda de ações do Departamento de Água e Esgotos da cidade, parte do processo de privatização da companhia. 

O processo foi iniciado pela antecessora, Capitã Lucimara (PSD) e acelerado após o período eleitoral, quando o resultado das urnas apontou a derrota da então Chefe do Executivo. Em outubro, o DAEV deixou de ser uma autarquia e passou a ser uma empresa pública, o que permitia a entrada de capital externo.  

No mês seguinte, no leilão, a Conasa Infraestrutura S/A, de Londrina (PR), se mostrou interessada na compra de 49% das ações do departamento, conforme o edital de licitação. A empresa foi a única a apresentar proposta, de R$ 3,62 por ação.   

A medida gerou grande discussão em Valinhos. Servidores públicos vinculados ao DAEV fizeram protestos e procuraram o sindicato do funcionalismo para relatar possíveis infrações às leis trabalhistas, caso a venda se concretizasse. 

Na época, o então chefe de gabinete da gestão de Lucimara, Markson Vieira, disse à CBN Campinas que a decisão de vender a empresa foi tomada após um estudo feito pela Fundação Instituto de Administração, que, segundo ele, apontou a necessidade de transformar o DAEV em empresa para conseguir pagar a dívida milionária e melhorar a qualidade do serviço na cidade. 

Além de suspender o efeito do leilão, Franklin determinou ainda a criação de uma Comissão Especial para rever os atos e decisões tomadas, e também convocou Assembleia para reestruturar o Conselho Administrativo. 

O último reajuste da tarifa do serviço de água e esgoto em Valinhos ocorreu em abril de 2023, com um aumento de quase 40% (39,6%) para a categoria residencial, para quem consome até dez mil litros, conforme definido pela ARES-PCJ, agência reguladora. 

Depois da posse, o prefeito também assinou outros atos administrativos, como a retirada de um semáforo recém-instalado na Rodovia Flávio de Carvalho, na altura da Avenida Altino Gouvêa; remoção de todos os radares com limite inferior a 40km/h, exceto aqueles instalados próximos a escolas e hospitais; e determinou que os servidores públicos que estão em outras funções voltem aos postos de origem. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.