Dois meses depois de anunciar que não iria renovar o contrato com a atual prestadora, a prefeitura de Campinas escolheu uma nova responsável para alugar a frota do Samu.
A Starex Remoções e Serviços Médicos Ltda foi escolhida pela Rede Mário Gatti, após um chamamento público, para a prestação do serviço. O valor do contrato é de R$ 8,9 milhões por dois anos.
Serão locados 12 veículos de suporte básicos e três UTIs móveis, todos zero quilômetro, segundo a prefeitura.
O contrato prevê ainda os plantões diurnos de condutores socorristas 12h, plantões noturnos de condutores socorristas 12h, sem limite de quilometragem.
Também estão incluídos a manutenção preventiva, corretiva, seguro e demais serviços acessórios, assim como frota de reserva técnica.
A empresa entra no lugar da Localiza, que, apesar de ter fim de contrato anunciado para fevereiro, continua responsável pela locação de viaturas até maio, quando o acordo se encerra de fato.
Segundo a prefeitura, a empresa deixou de cumprir disponibilização total de veículos, e alguns estavam em más condições de circulação.
Na época, à CBN Campinas, a empresa negou todas as acusações feitas pela administração.
O Samu de Campinas recebe, em média, 14 mil chamados mensais, que incluem pedidos de socorro médico, orientações, informações gerais.
As ambulâncias de suporte avançado (UTI), de suporte básico e as duas motolâncias atenderam em 2024, até novembro, 37,7 mil ocorrências.