A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou a 1ª edição do Alerta Arboviroses em 2025, com destaque para a transmissão da dengue neste ano. Ao todo, 14 bairros aparecem com elevado risco de transmissão da doença.
Na região Leste, o Jardim Boa Esperança e Jardim Guanabara figuram como os que mais preocupam. Já na região Noroeste, a Vila Padre Manoel da Nóbrega, Jardim Paulicéia e Jardim Florence também são os destaques.
Na região Norte apenas o Parque Santa Bárbara está em alerta. Na Sudoeste, aparecem o DIC I, Vila União e Jardim Yeda. Também aparecem como bairros em alerta para a transmissão de dengue o Parque Figueira, Jardim Nova Europa e Vila Campos Sales na região Sul e Vila Industrial e São Bernardo na região Suleste.
Um dado que tem preocupado a Secretaria de Saúde de Campinas é que um relatório parcial da administração mostrou que de 2022 para 2024 cresceu o número de recusa de moradores de abrir a residência para que agentes possam fazer as vistorias nos imóveis em busca de possíveis focos de transmissão. Em 2022 a recusa foi de 48%; já em 2023 subiu para 49% e no ano passado chegou a 52%.
Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, Campinas registrou 121.241 casos confirmados de dengue e 84 óbitos. Os dados foram atualizados até segunda-feira, 6 de janeiro.