Neste sábado, a EPTV e as prefeituras das cidades da nossa região fazem a 8ª edição do Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti.
A cidade de Indaiatuba vai fazer várias ações para limpeza de criadouros, eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti na região da Morada do Sol.
A novidade é que será implantada uma armadilha em um imóvel especial, onde há grande circulação de pessoas e transmissão registrada na localidade. O método, desenvolvido pelo Centro de Operações Contra a Dengue, é um painel de isopor pintado de preto, impregnado com inseticida. Os testes da nova armadilha duraram mais de um ano e foram realizados no laboratório do setor.
O objetivo é conter a disseminação da doença, eliminando o mosquito adulto em menos de uma hora. O método é considerado mais seguro para o meio ambiente, para as pessoas e insetos não alvos, como as abelhas, pois o inseticida impregnado não é dispersado no ar, não escorre ou evapora.
Em Campinas, o mutirão acontece na região dos DICs (2, 3, 4, 5) e Jardim Santos Dumont II. Equipes da prefeitura vão passar de casa a casa para orientar os moradores e eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Drones serão utilizados para verificar se há criadouros em casas fechadas. O caminhão Cata-Treco estará disponível para jogar fora materiais inservíveis e que podem ser criadouros do mosquito.
As ações de nebulização e aplicação de larvicida, além de orientação, também acontecem em Sumaré, no bairro Jardim João Paulo II, área com maior número de casos positivos.
O objetivo é orientar a população, reduzir os criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como a infestação do mosquito adulto, a fim de interromper a transmissão de casos positivos em nosso município.
Sumaré também intensificou as ações de combate à dengue em todo o Município. As equipes de Controle de Vetores ampliaram o trabalho casa a casa, vistoriando os imóveis e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar criadouros. Além disso, a equipe de Controle da Dengue da Prefeitura de Sumaré também realiza o monitoramento de denúncias recebidas por meio do canal de atendimento 156.
A cidade de Valinhos também vai participar do mutirão. Oito caminhões que vão percorrer a região do bairro Jardim São Marcos para retirada de inservíveis, mutirão de vacinação para crianças entre 10 e 14 anos, apresentação de música sobre a dengue, fanfarra e exposição de trabalhos de escolas municipais, distribuição de panfletos educativos e orientações para a população.
A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que o trecho da Rua José Gotardo Vicentim entre a Rua Sérgio Ricardo Vianna Siqueira e a Rua Dezesseis será bloqueado das 6h às 8h30 da manhã para o posicionamento dos caminhões da operação Limpa Valinhos. Agentes de Mobilidade Urbana estarão no local durante toda a manhã para orientar os motoristas.
Já em Cordeirópolis a concentração do Dia D será no Ginásio Municipal (Rua Carlos Gomes, 777), onde haverá diversas atividades. De lá, equipes sairão para fazer o trabalho de vistoria casa a casa no Jardim Paraty.
No ginásio, a Secretaria de Saúde realizará vacinação contra a dengue (para crianças de 10 a 14 anos que ainda não tomaram) ou a segunda dose para aqueles que já realizaram a primeira, e contra a febre amarela (para quem ainda não se vacinou), além de uma exposição da Zoonoses. Para receber as vacinas, é necessário levar a carteira de vacinação e um documento com foto.
A Secretaria de Serviços Públicos garantirá a presença do caminhão do Cata Treco no Jardim Paraty, para auxiliar os moradores no descarte adequado de materiais acumulados. Já a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social promoverá atividades de conscientização durante as oficinas da pasta e também produzirá cartazes para o Dia D.
Em Artur Nogueira, os agentes de combate às endemias da Vigilância em Saúde vão percorrer os bairros Jardim Ipês e Jardim Palmeiras, fazendo vistorias e retirando possíveis criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Durante a ação, também serão distribuídos materiais informativos sobre sintomas, prevenção e formas de combate ao Aedes aegypti.
A mobilização conta com apoio das Secretarias de Obras e Serviços, que acompanhará o trajeto com um caminhão cata-treco para recolhimento de materiais descartados, e também do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil Municipal.
Em Americana, o mutirão acontece no bairro Jaguari, com recolhimento de criadouros do mosquito transmissor da doença. Também haverá nebulização em um ponto estratégico, atrás do Mercado Municipal.
A prefeitura também vai realizar uma ação educativa na Pastoral da Criança São Judas Tadeu, no Jardim Ipiranga. Os agentes ainda vão distribuir em estabelecimentos comerciais um cartaz, produzido pela Secretaria de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, em parceria com o DAE (Departamento de Água e Esgoto), com orientações sobre onde buscar ajuda médica em caso de sintomas de dengue.