Alto índice de chuva e falta de planejamento estão entre os motivos para enchentes

Cheia do Rio Capivari alagou diversas ruas da cidade. Foto: Marcio Silveira/EPTV

Ouça a reportagem na íntegra.

Diversas cidades da região de Campinas têm enfrentado enchentes severas no início deste ano, como Monte Mor, Capivari e Santa Barbara D’Oeste. Alguns casos já são conhecidos historicamente, por conta das chuvas de verão, mas nos últimos anos a situação tem sido pior, com um volume maior de água e, consequentemente, mais áreas atingidas.  

É o caso do morador do bairro Progresso, em Monte Mor, Bruno Garcia. Ele já acompanha a cheia do Rio Capivari há 28 anos que, dessa vez, chegou à casa da família. A água ficou na altura dele, sendo que no ano passado não chegou a passar do joelho.

Além do motivo citado pelo morador, em relação à profundidade do Rio, a Prefeitura aponta outro motivo: as construções irregulares. O prefeito de Monte Mor, Murilo Rinaldo, cita a obra de um condomínio na cidade que não seguiu todas as normas para construção e afeta a drenagem no município.  

A Prefeitura afirma que o Rio Capivari precisa de um desassoreamento emergencial, que é a retirada de areia do fundo do afluente, para que na próxima vez toda a água desça o rio com mais rapidez. 

Em Santa Barbara D’Oeste, famílias também estão sofrendo com os alagamentos, que até então não chegavam às casas delas. O prefeito da cidade, Rafael Piovezan, fala sobre o índice de chuvas registrado no município.

Para o professor da Unicamp, Antônio Zuffo, especialista em hidrologia e gestão de recursos hídricos, não está chovendo mais que em outras épocas. O especialista diz que o crescimento das cidades e a falta de planejamento é que provocam mais alagamentos. E para amenizar esses impactos, gestores públicos precisam atuar com colaboração da população.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Incêndio na Vila Régio destruiu depósito de materiais recicláveis

Empresa de reciclagem atingida por incêndio na Vila Réggio tem prejuízo de R$ 100 mil

Prefeitura muda prazo e recape da Marcondes Salgado só deve ser concluído nesta 6ª

Reparo de adutora que rompeu na Avenida Guarani deve ser finalizado ainda nesta manhã

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.