O atual contrato vigente com os operadores do transporte público de Campinas não prevê a obrigatoriedade de aparelhos de ar-condicionado nos ônibus. A informação foi passada pela Emdec que, informou ainda, que dos 902 ônibus, 280 contam com o equipamento.
A questão é que também não há uma obrigatoriedade para que os aparelhos fiquem ligados. Com relação a isso, a Emdec orienta que o ar-condicionado dos ônibus seja mantido ligado, especialmente em períodos de calor intenso. Na ausência do equipamento, as janelas devem ser abertas.
A Emdec informou que apenas com a realização do novo edital do transporte público é que essas condições poderão mudar. Dentre as alterações, a nova licitação prevê renovação de 100% da frota e ar-condicionado em todos os veículos, além de Wi-fi, tomadas USB, câmeras de segurança, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato.
Por enquanto, ainda não há uma data fechada para o certame ocorrer. Segundo a Emdec, a publicação da minuta do edital da nova concessão e abertura de consulta pública está prevista para os primeiros 100 dias da gestão municipal, o que daria final de março ou começo de abril.
Atualmente, a Comissão Especial de Licitação, formada por representantes da Emdec e das secretarias municipais de Transportes, Administração e Justiça, trabalha na finalização da minuta de edital, que será disponibilizada para consulta pública.
O início da operação dos novos ônibus ocorre após a finalização de todo o processo, que inclui a criação do modelo de gestão da bilhetagem, ajuste e atualização do projeto básico e abertura das propostas.