Aumento de denúncias por perturbação de sossego preocupa moradores de Campinas 

foto: reprodução EPTV

O número de denúncias por perturbação de sossego em Campinas aumentou 8% em um ano, segundo dados da Guarda Civil Municipal (GCM). De janeiro a dezembro de 2023, foram registradas 11.727 reclamações. Já em 2024, o total subiu para 12.672. O barulho excessivo provocado por estabelecimentos comerciais, motoristas com som alto, trânsito intenso e até mesmo obras tem gerado insatisfação entre os moradores. 

Os bairros que mais registraram queixas foram o Centro, com 639 reclamações (aumento de 2,5% em um ano), seguido do Cambuí, com 482 (crescimento de 22,6%), e Cidade Satélite Íris, com 317 (alta de 18,7%). 

O Cambuí, um dos bairros mais afetados, é conhecido por suas atrações noturnas, como bares, restaurantes e boates, mas também é cercado por prédios residenciais, o que gera conflitos frequentes entre o entretenimento e o direito ao sossego. A moradora Vera Vinícius afirma que os ruídos constantes prejudicam a qualidade de vida dos moradores. 

No Centro, a situação também preocupa. O analista de testes Bruno Salvani aponta que a variedade de fontes de ruído torna o bairro caótico.

Outro problema recorrente em muitos bairros, é o barulho provocado por motocicletas, como conta o atendente João Pedro Maciel.

A Guarda Municipal, responsável pela fiscalização, orienta que as denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 ou 156. Segundo a legislação municipal, ruídos acima de 55 decibéis durante o dia e 50 decibéis após as 22h são passíveis de multa, que varia entre R$ 488,05 e R$ 14.641,50. 

A GCM ainda alerta que as medidas são apenas administrativas, e a legislação não prevê prisões, no entanto, a reincidência pode resultar em penalidades mais severas, como a interdição de estabelecimentos comerciais que desrespeitarem a norma. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba instala mais 200 armadilhas para conter mosquito transmissor da dengue

ônibus, transporte público de Campinas, Avenida Anchieta

Passageiros reclamam de calçada estreita para desembarque na Avenida Anchieta

Andaimes do antigo Palácio da Justiça são finalmente retirados

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.