Aumento no preço dos ovos é causado pelos custos de produção e temperatura, afirma zootecnista

Foto: Luiz Agner/IBGE

Ouça a reportagem

Nos últimos dias os consumidores têm notado o aumento do preço dos ovos na prateleira do mercado. No principal polo produtor do Estado de São Paulo, o município de Bastos, a caixa com 30 dúzias de ovos brancos chegou a R$ 198,40 no atacado em fevereiro (até o dia 20).

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o valor representa uma alta de 39,4% em relação a janeiro e de 10,7% na comparação com o mesmo período de 2024. Para os ovos vermelhos, a média na região paulista ficou em R$ 227,24 por caixa, uma alta de 37,4% na comparação mensal e de 8,2% na comparação anual.

Gisele Neri, zootecnista e gerente de marketing no setor de aves, conta que o aumento do produto é sazonal e nesta época do ano já são esperados reajustes. Mas, outros fatores como o custo de produção contribuíram para alta.

A zootecnista explica que as temperaturas acima de 28°C estressam as aves e reduzem sua produtividade. Gisele afirma que em consequência do calor as aves produzem menos ovos e com menor qualidade.

A pesquisa do CEPEA aponta que a diminuição da oferta de ovos no mercado interno, aliada ao aumento gradual da demanda, também tem impulsionado a valorização das cotações dos ovos. Esse movimento teve início na segunda quinzena de janeiro e se intensificou ao longo de fevereiro.

Confira a entrevista completa

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.