Aumento no preço dos ovos é causado pelos custos de produção e temperatura, afirma zootecnista

Foto: Luiz Agner/IBGE

Ouça a reportagem

Nos últimos dias os consumidores têm notado o aumento do preço dos ovos na prateleira do mercado. No principal polo produtor do Estado de São Paulo, o município de Bastos, a caixa com 30 dúzias de ovos brancos chegou a R$ 198,40 no atacado em fevereiro (até o dia 20).

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o valor representa uma alta de 39,4% em relação a janeiro e de 10,7% na comparação com o mesmo período de 2024. Para os ovos vermelhos, a média na região paulista ficou em R$ 227,24 por caixa, uma alta de 37,4% na comparação mensal e de 8,2% na comparação anual.

Gisele Neri, zootecnista e gerente de marketing no setor de aves, conta que o aumento do produto é sazonal e nesta época do ano já são esperados reajustes. Mas, outros fatores como o custo de produção contribuíram para alta.

A zootecnista explica que as temperaturas acima de 28°C estressam as aves e reduzem sua produtividade. Gisele afirma que em consequência do calor as aves produzem menos ovos e com menor qualidade.

A pesquisa do CEPEA aponta que a diminuição da oferta de ovos no mercado interno, aliada ao aumento gradual da demanda, também tem impulsionado a valorização das cotações dos ovos. Esse movimento teve início na segunda quinzena de janeiro e se intensificou ao longo de fevereiro.

Confira a entrevista completa

YouTube video
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.