Um Airbus A320 da Azul Linhas Aéreas declarou emergência na tarde desta quarta-feira após tentar pousar em dois aeroportos e não conseguir devido ao mau tempo.
O voo AD4781 havia decolado do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, às 13h23, com destino a São Luís (MA). No entanto, a aeronave não conseguiu aterrissar em São Luís e em Teresina (PI), devido à chuva forte, trovoadas e ventos superiores a 35 km/h nas duas cidades.
O piloto tentou pousar em ambos os locais, mas nas duas tentativas teve que arremeter.
Ele foi informado pelo controlador de que as condições de tempo em Parnaíba eram boas e seguiu para esse aeroporto, onde pousou com segurança às 17h49.
Segundo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil, a emergência é declarada quando a aeronave tem combustível para menos de 30 minutos de voo.
O voo teve combustível suficiente para ir de Campinas a São Luís, de São Luís a Teresina e mais 30 minutos de voo, como estabelece a regra. Após o pouso em Parnaíba, o avião foi reabastecido e seguiu para São Luís, o destino original, onde os passageiros desembarcaram.
A Azul informou que o pouso foi feito com “total segurança” e que a situação foi causada pelas condições climáticas adversas. A companhia também disse que prestou toda a assistência necessária aos passageiros.