O Município de Limeira vai fazer busca ativa de crianças de 10 a 14 anos, nas escolas da Rede Municipal, que ainda não receberam a vacina contra a dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal está abaixo da meta.
O levantamento mais recente da Divisão de Vigilância Epidemiológica na cidade apontou que apenas 9,6% das crianças dessa faixa-etária tomaram a primeira dose do imunizante e 2,9% do público-alvo foi vacinado com a segunda dose.
Nesta semana, Limeira entrou em estado de alerta para transmissão da doença. A cidade tem 167 casos confirmados de dengue e outros 1.468 estão sendo investigados.
A vacina será levada diretamente às unidades escolares, a partir de 25 de fevereiro. A Prefeitura informou que só receberá o imunizante a criança que entregar a autorização assinada pelos pais ou responsáveis. O documento já foi distribuído pela Secretaria de Educação aos alunos.
Segundo a Secretaria de Saúde, os pais que não autorizarem a vacinação da criança deverão justificar o motivo.
A vacina usada na imunização é a Qdenga, em duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas. A Prefeitura informou ainda que após as escolas municipais, a estratégia será levada às unidades estaduais e particulares.
O Ministério da Saúde comunicou, neste mês, a ampliação da distribuição da vacina contra a dengue para pessoas com idade entre 4 e 59 anos, desde que os imunizantes estejam próximos do vencimento. Entretanto, a Secretaria informou que o não dispõe de doses suficientes, mas que já solicitou estoque extra para ampliação do público alvo.