Ouça a reportagem na íntegra.
Nas primeiras horas da manhã, um calorão na casa dos 28 graus! Como faz para cuidar da saúde com temperaturas tão altas? No frio ou no calor, a dona Sirlei Pereira não deixa de fazer a parte dela… Faz aquela corridinha todos os dias no Parque das Águas.
Exercício físico já é um velho remédio, mas o corpo precisa de mais cuidados durante o calor intenso, ainda mais se a atividade for ao ar livre. Roupas leves e protetor solar sempre a postos, mas beber mais água, se hidratar, é com certeza a primeira resposta!
O corpo é formado por 70% de água e é pelo suor que eliminamos toda a nossa reserva. E nem todo mundo tá atento para isso. A Adriana Gasparoto, por exemplo, faz atividade física nas primeiras horas do dia para tentar evitar o sol mais forte. Só que na hidratação ela conta que precisa melhorar.
Escolher horários estratégicos, de menos sol, já ajuda. Os especialistas recomendam que a prática seja feita antes das 10 da manhã ou depois das 4 da tarde. Mas o principal alerta é para a desidratação. Quais são os perigos? A médica Agnes Neves responde!
Se desidratarmos, as consequências podem ser desde náuseas, ressecamento das mucosas, a problemas mais graves, como convulsão e sobrecarga dos rins.
Especialistas explicam que para calcular a quantidade de água a beber é preciso multiplicar o peso corporal por 35 ml. Por exemplo, se uma pessoa pesa 60 kg, deve beber 2 litros e 1 ml de água por dia.