A Câmara Municipal de Campinas realiza nesta segunda-feira (3) a primeira sessão do ano. Na prática, esta será a primeira vez em que os 33 vereadores eleitos para o período de 2025-2028 irão analisar e votar Projetos de Lei e outras proposições.
Vale lembrar que, dos parlamentares que estarão no plenário, 23 foram reeleitos e, dos 10 novos, 8 atuarão também pela primeira vez.
Entre as votações previstas para a noite desta segunda-feira está:
Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Responsabilidade Socioambiental, com objetivo de estimular no município a participação de empresas atuantes em ações de desenvolvimento local sustentável.
Outra proposição prevista para votação definitiva na noite dessa segunda, é a que autoriza que a doação de materiais inservíveis (que não podem ser reciclados) da Administração Municipal às sociedades de amigos de bairros, às associações de moradores e outras entidades.
E o terceiro é um Projeto de Lei que obriga os shopping centers a conceder um período dobrado de tolerância (não é cobrada taxa) nos estacionamentos a pessoas idosas e a pessoas com deficiência e respectivos acompanhantes.
Após quatro anos de mandato, 23 dos 31 vereadores que concorreram à reeleição terão mais quatro anos para mostrar serviço à população, cumprindo com o dever legislativo de fiscalizar o Executivo e criar novas leis. A taxa de renovação do legislativo campineiro ficou em 26%, já que 74% se garantiram até 2028.
O percentual de reeleição é maior do que o dos parlamentares reeleitos nas eleições de 2020, que foi de 60%.