Campinas chega a 755 casos de dengue em 2025; prefeitura retirou 619 ton. de resíduos em mutirão 

Foto: Divulgação/Pref. Campinas

A mais nova atualização do Painel de Arboviroses da Prefeitura de Campinas traz o município com mais um salto no número de casos de dengue confirmados em 2025. Até essa segunda-feira, foram registrados 755 casos e ainda há outros 2442 em investigação. Nenhuma morte foi registrada neste ano. 

As principais vítimas são as mulheres. Com relação às faixas etárias, as mais acometidas pela doença estão na faixa etária de 30 a 39 anos. Na sequência figuram as mulheres entre 20 e 29 anos e 40 aos 49 anos de idade. 

Na tentativa de barrar o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura de Campinas realizou neste último sábado o 2º Mutirão contra a Dengue em 2025.  

A ação percorreu sete bairros da região do Parque Tropical, quando representantes da Secretaria de Saúde visitaram 4.542 imóveis entre comércios e residências dos bairros Parque Tropical, Jardim Campos Elíseos, Residencial Parque da Fazenda, Jardim Roseira, Jardim Nova Morada, Vila Perseu Leite de Barros e Jardim Novo Londres. 

Ao longo da ação, funcionários da Secretaria de Serviços Públicos retiraram 619 toneladas de resíduos descartados irregularmente nas áreas trabalhadas e limparam 68 bocas de lobo entre a última quinta-feira e o sábado. 

As equipes conseguiram trabalhar em 2.310 imóveis (51%), enquanto outros 2.232 (49%) estavam inacessíveis por estarem fechados, desocupados ou em virtude do impedimento dos moradores.   

Estatísticas do Ministério da Saúde mostram que de 75% a 80% dos criadouros do Aedes estão nas residências. Com isso, a melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas.   

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.