Ouça a reportagem
Em Campinas, o número de pessoas que desejam parar de fumar e que procuraram a rede municipal de saúde em busca de ajuda aumentou em 2024. Ao todo, foram realizados 1.996 atendimentos em 44 grupos distribuídos em Campinas. No ano, 1.211 pacientes pararam com o vício.
A alta representa 40% em relação ao ano de 2023, quando foram atendidas 1.425 pessoas em 36 grupos. Naquele ano, 784 pessoas deixaram de fumar.
Sueli Batista começou a fumar acendendo o cigarro para o marido. Ela fuma há 20 anos e participa do grupo de apoio no centro de saúde Parque Floresta. Marilia Rodrigues dos Santos é farmacêutica e atua nas reuniões de apoio aos pacientes.
Vivian de Oliveira Nunes, coordenadora do programa de tabagismo em Campinas, explica como funciona o tratamento.
Com o aumento na procura por ajuda, a oferta de atendimentos também cresceu. O primeiro passo na luta contra o vício, é procurar um centro de saúde.
Jair Marques da Silva acompanha o grupo de apoio depois de ter descoberto um câncer por causa do tabagismo.
De acordo com a secretaria de saúde, a cidade conta com 44 grupos antitabagismo, que estão distribuídos em Campinas. O serviço é gratuito e funciona nos centros de saúde da cidade. Confira a lista completa neste link.
Com informações de Heitor Moreira/EPTV Campinas*