Campinas registra aumento histórico em casos de estupro, segundo SSP

Campinas registrou, em 2024, um aumento no número de boletins de ocorrência de estupro, com 370 denúncias de violência sexual ao longo do ano, o maior número da série histórica iniciada em 2001. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Isso representa um crescimento de 10,1% em comparação com 2023, quando foram formalizadas 336 ocorrências.

Desses casos, 267 (72,1%) envolveram estupro de vulnerável, crimes cometidos contra crianças e adolescentes menores de 14 anos.

Por outro lado, a cidade registrou uma queda nos índices de homicídios e roubos. O número de assassinatos caiu 13%, com 87 vítimas de homicídios dolosos em 2024, contra 100 em 2023. O latrocínio também teve uma redução significativa, com 4 casos registrados, metade do número do ano anterior, quando foram contabilizados 8. Crimes contra o patrimônio, como roubos de veículos e cargas, também apresentaram redução, com a cidade registrando uma queda de 21,13% nos roubos e de 27,72% nos roubos de veículos em relação ao ano anterior.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), São Paulo, no geral, teve em 2024 os menores índices de homicídios dolosos dos últimos 24 anos, com 2.485 casos e 2.594 vítimas. A pasta também ressaltou que, no interior do estado, as ocorrências de mortes intencionais diminuíram 3,3%, tendência que também foi observada em Campinas, com a redução nos casos de latrocínio.

A SSP destacou ainda que, apesar do aumento nos casos de violência sexual, a cidade seguiu a tendência de queda nos crimes contra o patrimônio, com uma redução também nos furtos, que caíram 3,03% em comparação a 2023.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.