Campinas registrou 27 roubos de celulares por dia em 2024

Foto: Freepik

Campinas, Limeira e Americana apresentaram aumento no número de roubos de celulares, no comparativo entre 2024 e 2023. Roubo é quando a vítima é forçada a entregar o objeto perante alguma ameaça, como arma, por exemplo.

Os números contabilizados são de casos registrados através de boletins de ocorrência.

Americana aparece em primeiro lugar, com crescimento de 19%. O salto foi de 834 para 998 notificações. Em seguida, aparece Limeira com 6,5% de aumento. O terceiro lugar é de Campinas, com 1%. Porém, com quase 10 mil casos em 2024. O número representa 27 crimes por dia durante o ano.

Além da perda material, as vítimas ficam traumatizadas.

O especialista em direito legal e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Luiz Ricardo Trezza, disse que os ladrões buscam acessar dados gerais dos donos dos aparelhos e que, para evitar transtornos maiores, é preciso tomar medidas preventivas de segurança.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que atua intensamente no combate à criminalidade em todo o estado e que houve queda de 9% nos roubos e furtos de celulares no ano passado na comparação com 2023.
A secretaria falou ainda que a Polícia Civil trabalha com inteligência para identificar as quadrilhas de receptadores de celulares.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.