Bart, o cão da raça Beagle, do Canil da Guarda Municipal de Campinas, está se aposentando aos 7 anos de idade. O simpático veterano ainda deve trabalhar por mais algum tempo, até um pequeno Labrador, de 4 meses, substituí-lo em todas as atividades. O novo recruta ainda terá nome definido por votação popular.
Desde pequeninos, os cachorros recebem estímulos dos guardas adestradores para se ambientarem à rotina do grupo.
O treinamento do novo filhote envolve comandos de obediência avançada, combinados com o adestramento voltado ao showdog. O labrador será capacitado tanto para apresentações a população quanto para atuar nas operações de faro de entorpecentes e armas.
O treinamento inicial dura até um ano e meio. Após, é liberada a participação nas patrulhas e outras atividades na rua.
O Guarda Municipal do Canil, Gilmar Freire, que o treinador do novo integrante, conta que tudo começa como uma brincadeira. Ao longo da experiência, os treinamentos vão sendo sempre aprimorados.
Ao todo, o time de cães campineiros conta ainda com 6 pastores belgas e 2 pastores alemães em atuação. Nesse grupo está o Tupã, de um ano e meio. Ele é o único, na região, treinado para encontrar cadáver.
Além de atuar como cães de proteção durante as ações de patrulhamento, os animais dão apoio à Guarda Municipal de Campinas em manifestações, jogos de futebol. E a parceira entre agente e animal, é grande.
Os cães costumam se aposentar entre 7 e 8 anos de idade. Nesta etapa, a primeira opção de tutor é o agente responsável por acompanhá-lo nessa jornada. Em seguida, a corporação da Guarda Municipal e, em terceiro, é aberta à adoção para a população em geral.
Foto: Prefeitura de Campinas e Guarda Municipal