Emdec e GM identificam 38 infrações durante operação na Marechal Rondon

Foto: Prefeitura de Campinas/Divulgação

Uma operação integrada entre Emdec e a Guarda Municipal (GM) foi realizada nesta sexta-feira (7). Segundo a Prefeitura, 38 infrações de trânsito foram identificadas na avenida Marechal Rondon, no sentido Castelo – Balão do Tavares, posterior à rua Santo Antônio Claret.

Desse total, 94,7% advertências foram aplicadas a motocicletas e 5,3% a automóveis. Vale lembrar que os motociclistas ou garupas seguem ocupando a posição de principais vítimas de sinistros, com 46% (33) das 71 mortes registradas em vias urbanas em 2024.

Foram 68 veículos abordados no total – 58 motocicletas e dez carros. Nove motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal, sete delas por irregularidades no escapamento (motos “barulhentas”).

A ação foi baseada na Lei Nº 14.599, de junho de 2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito.

Os agentes da Guarda Municipal realizaram as verificações de segurança, abordando 85 pessoas ao todo. Essa abordagem busca identificar, por exemplo, pessoas procuradas pela Justiça; veículos que são produto de furtos ou roubos, com restrição de circulação ou que acumulam muitos débitos em multas; e porte de produtos ilícitos.

O subcomandante da GM, Edilson da Silva, explicou os critérios de escolha das regiões que recebem as blitze. “Mapeamos os locais que mais registram ocorrências de roubos e furtos de veículos e onde também vamos intensificar a fiscalização sobre o cumprimento das leis de trânsito. A intenção é alcançar a redução dos índices criminais e de desrespeito à legislação de trânsito, mantendo o trânsito mais organizado e seguro para a população em geral”.

Fiscalização será intensificada neste mês

Ao longo de todo o mês, serão realizadas blitze integradas quase diariamente, visando intensificar a presença do Poder Público nas ruas de Campinas, com agentes da Emdec, Guarda Municipal e Polícia Militar. Além de coibir condutas de risco no trânsito, que podem causar sinistros (acidentes), a ação mira no combate à criminalidade. A atuação conjunta vai se concentrar nos eixos das principais avenidas de Campinas, abrangendo regiões como o Centro, Barão Geraldo e Campo Grande.

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública e boletins de ocorrência das delegacias da cidade apontam queda de 27,72% nos casos de roubo de veículos. Já o índice de furto de veículos aumentou 1,62% de 2023 para 2024. Por isso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública mapeou as regiões com maior incidência e intensificará o patrulhamento, sendo uma das frentes as operações conjuntas com a Emdec.

Licenciamento vencido e escapamento irregular lideram ranking de janeiro

A Emdec, a GM e a PM realizaram, em janeiro, 18 operações integradas, que resultaram em 644 autuações, sendo 532 (quase 83%) aplicadas a motocicletas. Entre as infrações mais recorrentes identificadas nas blitze estão o licenciamento vencido (88 autuações / 13,7%), irregularidades no escapamento (76 autuações / 11,8%), placa em desacordo com as especificações do Contran (57 autuações / 8,9%), alteração no sistema de iluminação (55 autuações / 8,5%) e pneu liso (53 autuações / 8,2%).

Ao longo de 2024, foram computadas 127 operações integradas. Elas identificaram, nesse período, 4,8 mil infrações de trânsito e resultaram em 1,3 mil remoções ao Pátio Municipal. Quase 79% das infrações foram cometidas por motociclistas – 3,8 mil.

(Com informações da Prefeitura de Campinas)

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.