Moradores de diversos bairros de Campinas enfrentam atrasos na coleta de lixo desde o fim de semana. Na manhã desta terça-feira (25), calçadas e lixeiras cheias foram registradas em regiões como Bosque das Palmeiras, Alto Cidade Universitária, Village, Padre Anchieta, Barão Geraldo e Satélite Íris.
Segundo a Prefeitura, o problema ocorre devido à falta de funcionários da empresa responsável pelo serviço, o consórcio Campi Ambiental. Atualmente, a empresa conta com 320 coletores, mas enfrenta uma média diária de 40 ausências.
Para minimizar o impacto, a Secretaria de Serviços Públicos, que gerencia o contrato de coleta, e a Secretaria de Trabalho e Renda trabalham em parceria para reforçar o quadro de funcionários por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT). Além disso, a Campi Ambiental ampliou a contratação de coletores, acionando duas agências de recrutamento e divulgando vagas nos ecopontos da cidade.
A Prefeitura afirma que a coleta não foi interrompida e que a situação é pontual. Segundo a administração municipal, medidas estão sendo adotadas para normalizar o serviço o mais rápido possível.